Presidente Nacional da OAB, Felipe Santa Cruz, debate com Advogado douradense sobre o papel da Advocacia em tempos de crise

O Advogado Wander Medeiros, também Professor da UEMS e Conselheiro Federal da OAB entrevistou ao vivo em seu canal do Youtube (sapere aude link https://www.youtube.com/c/SapereAudeProfessorWander) o Presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil, Felipe Santa Cruz, que falou sobre o papel da advocacia em tempos de crise. Durante o proveitoso debate também foram colocados em pautas o papel que a Ordem exerce dentro da sociedade, tanto no âmbito interno quanto externo, e ações para auxiliar a advocacia em função da crise social que deve sobrevir devido a pandemia do Coronavírus.

Na live, Felipe Santa Cruz destacou que a advocacia é a voz da cidadania e a OAB é uma instituição forte devido a construção feita nesses 90 anos que a instituição vai completar neste ano. Questionado por Wander, sobre as ações frente a pandemia, Felipe informou que a Ordem realizou pedido junto ao STF solicitando que as normas da OMS (Organização Mundial da Saúde) não sejam negligenciadas no Brasil para evitar um caos na saúde pública.

Em relação as ações para auxiliar a advocacia, levando em consideração que haverá crise social generalizada, Santa Cruz citou que a OAB já está atenta para essa causa, articulando para buscar linhas de crédito com juros baixos para advocacia; medidas para garantir a prioridade nas liberações dos alvarás e honorários; e a revisão de paradigmas da publicidade e ética na advocacia.

Felipe Santa Cruz também frisou questões relativas ao sistema de processo eletrônico e pensar alternativas à suspensão dos prazos. “Precisamos reinventar a prática do processo virtual. O cidadão e a advocacia precisam da justiça funcionando”, afirmou. Felipe elogiou o processo de modernização que vem sendo feito pelo Judiciário, porém destacou que o sistema ainda depende da presença física, não sendo possível fazer todo o trabalho via internet.

Ele finalizou deixando uma mensagem de luta em defesa da liberdade do advogado. “Toda vez que houver um ataque a liberdade, seja a liberdade de expressão no processo, no sagrado direito do advogado conversar com seu cliente e entre outros, deve haver contra-ataque”. O Advogado Wander Medeiros agradeceu ao Presidente Nacional da OAB, a qual ele afirmou ser grande admirador do posicionamento de Santa Cruz frente a Ordem.

Medeiros agradeceu a audiência e aos mais de mil seguidores do canal no YouTube atingidos essa semana. “As lives com renomados profissionais do Direito é uma forma que encontramos de aproveitar o distanciamento social para aperfeiçoar nossos conhecimentos”, destacou Wander.

FONTE: ASSESSORIA

Veja abaixo o vídeo na íntegra:

 

Comentários
Carregando...