Em live com Advogado, Médico cita 6 hábitos para ter uma vida saudável após a pandemia

Uma das lives de destaque dessa semana do canal no Youtube (Sapere Aude) do Advogado e Professor da UEMS (Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul) Wander Medeiros, foi com o médico do Exercício e do Esporte com residência pela UNIFESP, Vitor Moreira, atuante no Instituto Baisch-CG, Pós-graduado em Medicina do Trabalho pela FAMERP, Ex médico perito do INSS e ex médico legista da PCMS.

Além dos debates jurídicos, Wander Medeiros intercala os conteúdos das lives ligados ao Direito com temas voltados para saúde mental e física das pessoas. “Atualmente, mais do que nunca as pessoas tem percebido o quanto a saúde é importante e como ela pode interferir em todos os setores da nossa vida, por isso achei importante trazer esse tema, pensando no bem estar da Advocacia e também sociedade em geral que nos acompanham no canal”, afirmou Wander.

De uma forma clara e objetiva Dr. Vitor destacou 6 hábitos que farão toda a diferença para aquelas pessoas que durante a pandemia se conscientizaram que precisam cuidar mais da saúde e a maioria deles já podem começar a serem feitos na quarentena.

  1. Começar ou retornar a uma atividade física: podem ser leves ou intensos. O mais importante é sair do sedentarismo, que leva a muitas doenças.
  2. Iniciar uma mudança de hábito alimentar e não uma dieta: não se trata de projeto verão que tem dia e hora para acabar, tem que ser algo para a vida. Dietas restritivas não perduram por muito tempo e as pessoas perdem o resultado é rápido. A comida é uma excelente fonte de prazer, porém ela deve ser tratada primeiramente como fonte nutritiva para o corpo.
  3. Aumento da atividade não programada: “Compre um tênis ao invés de trocar de carro”, frisou Dr. Vitor para falar de um terceiro hábito importante. Ele relatou que atualmente tudo é feito automaticamente: as pessoas ligam para pedir comida, vão a esquina de carro. Em vez disso, devemos voltar a fazer as coisas comuns, que ao longo dos anos fazem diferença na saúde, como por exemplo, ir no mercado perto de casa a pé. Lavar louça, cozinhar a própria comida, coisas simples mas que estão sendo deixadas de serem praticadas.
  4. Dormir é ganhar vida. O médico explicou que quando dormimos que o corpo se recupera para conseguir desenvolver bem no trabalho e atividades do dia seguinte, se isso for negligenciado muitas doenças podem ser desenvolvidas.
  5. Ter um hobby: fazer alguma coisa totalmente diferente, que faça com que você se desligue do trabalho e da preocupação com dinheiro. Pode ser até uma atividade física como correr, desde que seja feita pelo prazer, sem a preocupação de ter que perder peso ou algo semelhante. Uma viagem também vale, desde que não seja a trabalho e que você não faça com preocupações, mas com tranquilidade, bem planejada.
  6. Relacionamentos saudáveis: Dar mais valor as pessoas que nos fazem bem, não insistir em amizades tóxicas. Trocar um pouco o celular pela conversa olhando nos olhos. Isso faz muita diferença na nossa saúde, essa troca, as conversas, risadas, explicou Dr. Vitor.

FONTE: ASSESSORIA

Veja a live na íntegra: 

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