Solenidade de Posse da 4ª Subseção da OAB Dourados e Itaporã

A posse da Diretoria e Conselho da 4ª Subseção Dourados e Itaporã eleita para direção do órgão durante o triênio 2019-2021, ocorreu na noite de quarta-feira (06/02/19), no Teatro Municipal de Dourados.

O Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional de Mato Grosso do Sul (OAB/MS), Mansour Elias Karmouche, deu posse à nova Diretoria da Subseção, em que foram empossados o Presidente Alexandre Mantovani; a Vice-Presidente Raissa Moreira Rodrigues Uehara; o Secretário-Geral José Roberto Teixeira Lopes; a Secretária-Geral Adjunta Luci Mara Tamisari Areco e o Diretor-Tesoureiro Nelson Eli Prado.

Conforme o Presidente Mansour Elias Karmouche, a posse de Alexandre Mantovani na presidência da 4ª Subsecção, toda a Diretoria e Conselho se trata de um momento ímpar para a advocacia sul-mato-grossense, especialmente para Dourados, Itaporã e região. “Alexandre foi Conselheiro Federal na gestão passada e representou também a jovem advocacia brasileira. Esse simbolismo significa novos ares e traz ótimas expectativas para advocacia, para aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho e para a sociedade douradense”.

Para o Conselheiro Federal Wander Medeiros “Os desafios que se avizinham para os próximos três anos de nossa instituição não são pequenos, no âmbito nacional atuaremos junto ao Conselho Federal para somar esforços no implemento de medidas jurídicas e administrativas que promovam a ética, a boa e proba gestão pública. Mas sem descurar que a todos se impõe o respeito aos cânones constitucionais da ampla-defesa e contraditório, do devido processo legal, tanto para as partes como para os agentes políticos de Estado encarregados de fazer cumprir esses primados. E sobretudo que historicamente a advocacia se constitui na vanguarda da defesa dos direitos fundamentais e dos direitos sociais fundamentais, duramente conquistados por aqueles que nos sucederam e que não merecem menor respeito de cada um de nós, senão a luta intransigente para não permitir cessar ou qualquer retrocesso nesses direitos.”

Para o novo Presidente da Subseção, trabalhar em benefício da classe é o lema da gestão. “O momento é muito importante para a advocacia de Dourados e Itaporã. Nossos projetos visam a valorização. Sempre acreditei que advogado valorizado é sinônimo de cidadão respeitado. Trabalharemos juntamente à Seccional e o Conselho Federal, visando a defesa das prerrogativas, a representatividade da classe e o respeito à sociedade”, disse Alexandre Mantovani.

Prestigiaram a cerimônia representando a diretoria da OAB/MS além do Presidente Mansour, também o Vice-Presidente Gervásio Alves de Oliveira Júnior; o Secretário-Geral Stheven Razuk; a Secretária-Geral Adjunta Eclair Nantes e o Diretor-Tesoureiro Marco Rocha.

O Secretário-Geral Adjunto do Conselho Federal Ary Raghiant também participou da posse, assim como os Conselheiros Federais Wander Medeiros e Afeife Hajj; a Presidente do Tribunal de Ética e Disciplina (TED) Marta Taques, os Conselheiros do respectivo Tribunal Hassan Hajj e Paulo Fossati; Secretário-Geral da CAAMS Euclydes José Bruschi Júnior; Diretor da ESA Ricardo Pereira; os Presidentes da Subseção Ponta Porã Arnaldo Escobar; Rio Brilhante Celso Roberto Gori Filho; e Nova Andradina Ilson Roberto Morão Cherubim; os Conselheiros Estaduais Heitor Miranda, Roberto Cunha, Horêncio Serrou Camy Filho, Marcio Fortini, Nina Negri Sheneider, Nilson Alexandre e Mayara Pagani.

Inúmeras autoridades se fizeram presentes, de modo que estiveram representados na solenidade todos os poderes de Estado, Executivo, Legislativo e Judiciário, além do Ministério Público e das polícias Militar, Civil e Federal, assim como representantes da sociedade civil organizada, como CDL, ACID e Rotary, assim como centenas de Advogados e Advogadas de Dourados e Itaporã em conjunto com seus familiares.

O Conselho empossado é composto dos Advogados, Alexandre Lima Siqueira, Ana Paula Monteiro Ortega, Camila Nantes Nogueira, Daiany de Oliveira Moraes Gaspar, Delni Mello da Conceição, Eduardo de Matos Pereira, Elizandra Aparecida Cassaro de Andrade, Fernando José Baraúna Recalde, Gabriela Carlos Fraga, Guilherme Calado da Silva, Helena Izidoro de Souza, Jefferson André Rezzadori, Johnand Pereira da Silva Mauro, José Wilian Silveira Domingues, Joyce Nunes de Gois, Marcel Marques Santos Leal, Marcos Gai, Mariana Dourados Narciso, Mariza Fatima Gonçalves, Matheus Soto Dau, Michel Dosso Lima, Oldemar Lutz, Piero Luigi Tomasetti, Rodrigo Rodrigues de Lima e Wilson Matos da Silva.

Ao final da solenidade de posse, os presentes foram recepcionados pela nova Diretoria e Conselho para um cocktail de confraternização, estimulando a aproximação entre os pares.

Confira a seguir a íntegra do discurso do Conselheiro Federal da OAB Wander Medeiros:

“Excelentíssimo Senhor Secretário Geral Adjunto da OAB Nacional, prestigiado colega que ilumina e coloca toda a advocacia do Mato Grosso do Sul em papel de relevante destaque nacional na medida em que alça nossa advocacia sul-mato-grosssense novamente à Diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil, mas não só por isso, também, e especialmente, porque é válido reconhecer que V. Senhoria dignifica seus pares e nosso Estado por suas reconhecidas qualidades pessoais, como um Advogado brilhante de arguta perspicácia jurídica e nas relações interpessoais, como por sua desmedida disposição e entrega ao trabalho por nossa classe, características essas que trouxeram inúmeras conquistas para todos nós, me refiro às conquistas importantes e concretas como: Contagem de prazos em dias úteis nos juizados, Diário Oficial Eletrônico da OAB, Acesso aos autos eletrônicos sem procuração, Suspensão de prazos para advogadas gestantes, lactantes , quero dizer, um conjunto de qualidades e ações concretas que nos permitem ter como certos e maravilhados em supor os futuros grandes feitos que V. Senhoria realizará estando à frente da Diretoria de nossa Ordem e tanto por isso saúdo à si, e na sua pessoa as demais autoridades componentes desta mesa, com a desmedida honra e o prestígio de termos aqui em nossa cerimônia 4° Subseção o Diretor Nacional da OAB.

Doutor Ary Raghiant Neto, Excelentíssimo Senhor Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Mato Grosso do Sul, estimado dirigente que em poucos anos liderou a maior transformação de um órgão de classe jamais vista na história da Ordem, retirando a OAB MS de um Estado de pânico para soerguê-lá à ribalta de um ente vivo, ativo e respeitado em nossa sociedade sul-mato-grossense, e porque não, todo Brasil, mas não foi só isso, também, e especialmente, é válido reconhecer que V. Senhoria igualmente dignifica seus pares e nosso Estado  por suas reconhecidas qualidades pessoais, a virtuose singela de uma personalidade  ímpar, dotado de extraordinário carisma que a todos encanta. Assim como encanta constatar nossa Ordem sempre de portas abertas e um sorriso amistoso para bem assim a todos receber.  Um líder que se perfaz por ações e não pela retórica, que faz política de Ordem, pela Ordem e para Todos, jamais para esse ou aquele grupo, um prodígio na defesa intransigente das nossas prerrogativas, e que do alto de sua relevada estatura, do grande homem que é, não  falta e nem jamais faltou a coragem de um Leão e a força de um Gigante, para defender quem quer que da Ordem precise, mesmo que para isso tenha que enfrentar as mais altas autoridades, e tanto por isso saúdo à si, e na sua pessoa pessoa todos os demais colegas Advogados e Advogadas presentes nesta solenidade, com a desmedida honra e o prestígio de termos aqui em nossa  de posse Da OAB 4° Subseção, Doutor Mansour Elias Karmouche.

Excelentíssima Senhora Vice-Presidente da OAB 4ª Subseção, dileta amiga que reúne as qualidades ímpares e necessárias para estar à frente de nossa entidade, sobretudo pelo tanto e o quanto já provou  o período em que, mesmo estando fora da nossa instituição, se lançou à frente de secretariado e após dirigir uma jovem associação e para novos advogados, abnegado trabalho ético, a credenciou para estar ocupando o cargo que ocupa hoje, etambém por suas reconhecidas qualidades pessoais e tanto por isso saúdo à si, e na sua pessoa pessoa todas as Mulheres que se fazem presentes nesta solenidade, com a desmedida honra e o prestígio de termos,  Doutora Raíssa Moreira.

 Excelentíssimo Senhor Presidente da OAB 4ª Subseção Dourados e Itaporã, dileto amigo e advogado que relevou a advocacia douradense ao seu mais prestigiado patamar jamais antes atingido por um  representante que tenha estado à frente em nosso Estado o seu trabalho incessante e diplomático à frente inclusive da Maior Comissão da OAB Nacional, a Comissão da Jovem Advocacia, sem dúvida alguma o credenciou para vir a ocupar este cargo em que hoje é empossado, mas não só por isso, também, por  reconhecer que V. Senhoria as suas qualidades pessoais como um Professor generoso que a todos atende com humildade, e se para com todos pode servir com alguma utilidade e compartilhando seu  conhecimento, como um Advogado brilhante de rara capacidade analítica, como a sensível empatia com que trata a todos ao seu redor, pelas conquistas que fez como: Colocar Dourados como integrante do cenário nacional de grandes eventos e palestras, representar a Advocacia de nossa cidade em todos os Estados de nossa Federação, aprovar o fim da cláusula de barreiras para os jovens advogados no âmbito da Ordem. Enfim, um conjunto de qualidades e ações concretas que nos fazer ter como certos e maravilhados em supor o futuro grandioso que V. Senhoria realizará estando à frente da Diretoria de nossa 4ª Subseção. E tanto por isso, mas não por acaso meu dileto amigo e quinto irmão que a vida me presenteou conhecer, saúdo à si e na sua pessoa os demais familiares presentes nesta solenidade, Doutor Alexandre Mantovani.

 Como mencionado por nosso Presidente Nacional da OAB, Dr. Felipe Santa Cruz: “O nosso País vive hoje momentos de preocupante intolerância. A intolerância e a violência silenciam o debate plural e sadio de qualquer democracia; e a mentira se sobrepõe aos fatos. As polarizações irracionais que acometem não apenas nossa sociedade, mas também mundo afora, impelem a OAB a evocar sua ancestral missão de proteger todos aqueles cujos direitos são aviltados ou tolhidos.” Assim disse nosso Presidente Nacional. De fato meu amigo STHEVEN, os desafios que se avizinham para os próximos três anos de nossa instituição não são pequenos. No âmbito nacional atuaremos junto ao Conselho Federal para somar esforços no implemento de medidas jurídicas que promovam a ética, a boa e proba gestão pública, mas sem descurar que a todos se impõe o respeito aos cânones constitucionais da ampla-defesa e contraditório, do devido processo legal, tanto para as partes como para os agentes políticos de Estado encarregados de fazer cumprir esses primados e sobretudo que historicamente a advocacia se constitui na vanguarda da defesa dos direitos fundamentais e dos direitos sociais fundamentais, duramente conquistados por aqueles que nos sucederam e que não merecem menor respeito de cada um de nós, senão a luta intransigente para não permitir cessar ou  retrocesso nesses direitos.

No âmbito regional meu amigo GERVASIO OLIVEIRA, estou certo de que este alinhamento político de Ordem, há tempos merecido por nossa classe, produzirá inúmeros frutos para toda advocacia de Dourados e Itaporã, me refiro a projetos concretos como: A construção de nosso escritório compartilhado, que será um grande instrumento para auxiliar e de estímulo para os  advogados que começam na advocacia , a  construção do tão sonhado clube de campo para atender não somente a advocacia de Dourados e Itaporã, mais de 20 municípios e 10 subseções ao nosso redor e nós temos ainda grandes desafios locais meu amigo JOSÉ ROBERTO TEIXEIRA,  a defesa do órgão e seu fortalecimento através da instalação da terceira Vara do Trabalho, o fortalecimento da própria instituição do trabalho, atender com presteza e sem vaidade a toda advocacia, trabalhar pela união e o protagonismo de nossa classe

Enfim serão grandes os desafios que teremos à frente durante o próximo triênio,da minha parte, como Advogado não possa jamais se obrigar pelo êxito, mas sim de empregar-se com todas as suas forças em todos os meios. Tenho comigo a certeza que o que importa na vida é seguir caminhando, montanhas e vales, ora você passa por um, ora por outro. Portanto  o que lhes posso garantir é que nos próximos anos, seja qual for o desafio, contem comigo meus amigos, pois de agora em diante mais do que nunca caminharemos juntos.”  

Comentários
Carregando...